sábado, 23 de outubro de 2010

G-L-quem?

GLS – GLBT – GLBTS – GLTTB – LGBT – LGBTT – YXZ - MSN - DVD - VHS - Blue-ray!


Fique a vontade para escolher o sabor que preferir. Acenda o fogo e vá adicionando os ingredientes. Alguns colocam o L antes de tudo. Outros preferem colocar o G primeiro, porque aprendeu desse jeito. Tem gente que coloca um T a mais, e vários acham que um T só está bom. Mas sempre é bom ter um T porque faz falta depois. Algumas pessoas acham que o B é um toque especial, outros acham que o B não faz muita diferença no preparo. Não importa a sigla e nem a receita, o importante é alimentar pra ficar foooooorte!!

Algumas pessoas me pediram para explicar sobre diversidade sexual, e porque existem tantas letras nessa sigla!Para isso, vou usar algumas definições do sexólogo Cláudio Picazio, que separou os quatro pilares da sexualidade humana. Com esses quatro pilares, é possível fazer combinações e encontrar vários resultados diferentes. Vamo lá:

1 - Sexo anatônimo:
É o seu sexo biológico. “Meninos têm pênis e meninas têm vagina”. É disso que a gente ta falando...:P

2 - Orientação Sexual:
Você procura um príncipe, uma princesa ou os dois? Com quem você quer ir pra cama? Se for com alguém do mesmo sexo biológico, você é homossexual. Se for com alguém do outro sexo, você é heterossexual. Se tanto faz, ninguém é de ninguém, então você é bissexual.

3 - Papel Sexual:
Tem a ver com o comportamento. Você é mais masculino/a ou mais feminino/a? Uma mulher “caminhoneira machona” está num papel masculino. Um homem que passa batom está num papel feminino. E não tem nada a ver a com orientação sexual. Aqui vai uma observação do Deco Ribeiro, fundador da ONG Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados: “Um homem afeminado ou uma mulher masculinizada não necessariamente são homossexuais. Assim como um cara todo machinho não é necessariamente hetero. Papéis sexuais são grande fonte de discriminação, uma vez que é exatamente como a sociedade percebe você. E se esse papel não está em acordo com o que se espera do seu gênero, o povo se escandaliza”.

4 - Identidade Sexual:
É como você se percebe, se identifica. Alguns estudos definem como “gênero sexual cerebral”. Você acha que é o que: homem ou mulher?

Agora vamos fazer as combinações!

Um menino hetero ‘comum’: Tem sexo biológico masculino, orientação heterossexual, papel masculino, e sua identidade é masculina.

Um menino homo que está no armário (gay não assumido): Tem sexo biológico masculino, orientação homossexual, papel masculino, e sua identidade é masculina.

Sacou? Ele não é mulher, não tem papel de mulher, não se identifica como mulher, igualzinho o hetero. A única diferença entre um menino gay e um hetero é sua orientação sexual!

E transexuais?
No caso de transexuais, a identidade sexual não está de acordo com o seu sexo biológico. O que define o/a transexual é que seu corpo é de um sexo, mas seu cérebro é de outro. Por isso os/as transexuais não curtem o próprio corpo, porque está tudo trocado! Deco afirma: “Se uma pessoa procura ou anseia por uma operação de mudança de sexo, onde o pênis ou os seios são removidos, por exemplo, pode ter certeza: trata-se de um transexual.”

E travetis?
Os/as travestis têm as duas identidades. Eles se sentem homem e mulher, tudo junto, ao mesmo tempo. E eles não têm vontade de anular nenhum dos dois lados. Mas seus corpos nascem com apenas um gênero – homem ou mulher. Então eles adaptam o seu corpo para alcançar essa outra metade da essência deles que está faltando, colocando seios, ou tirando, cortando o cabelo curtinho, ou deixando crescer. Mas não mexem no “brinquedinho”...pois preferem ser homem e mulher ao mesmo tempo.

Espero ter ajudado!

U.I.V.O.S explicativos!

Um comentário: