quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uivos cantados: Codinome Beija-Flor # Cazuza

Essa música lembra muito minha adolescência, quando eu precisava esconder o nome do meu namorado ao conversar com outras pessoas. A Luciana na verdade era o Lucas. O Marquinho vivia escondido atrás da Márcia. A Rafaela na verdade não tinha o último “a” no nome de batismo. Eram vários codinomes, nomes códigos, apelidos. Eram mais uma das mentiras que pediam pra eu contar.

Cazuza fez igual. Escondeu o nome de um amor, mas esfregou o amor na cara de todos. Ele usou um código e conseguiu cantar uma música para um homem, e pouca gente percebeu. E de uma maneira criativa, usando um anagrama, que é quando se aproveitam as letras de uma palavra para formar outras. Foi assim que ele transformou o nome do amado “Frejat” em “beija flor”.... Tá certo que ficou sobrando um “t” e faltando uma letras, mas no amor, o que vale sempre é a intenção.

Amor entre pessoas do mesmo sexo às vezes é isso: amor escondido, poetizado, transformado em música. Um pássaro que, para poder voar, acaba sendo codificado. Foi assim que amei por um tempo - protegendo nomes por amor. Tomando de gota em gota o mel que uma sociedade diz estar envenenado.

Meus pés e minhas orelhas estão frios. Não há ninguém me dizendo segredos de liquidificador. Yeah, I’m a single boy....E por mais que eu não saiba quando terei beijos na orelha novamente, uma coisa está certa: codinomes, nunca mais!




 Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou...

Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor

Eu protegi o teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor
Não responda nunca, meu amor
Pra qualquer um na rua, Beija-flor

Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador

Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Prendia o choro e aguava o bom do amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário